Mas afinal, o que é Graça? Não pretendo reinventar a roda e repetirei a tradicional definição, Graça é favor imerecido. Somos salvos pela Graça de Deus, pela sua misericórdia, pelo seu amor que e temos pouco controle sobre este fato. Sei que serei atacado com muitas referências bíblicas combatendo o que acabei de colocar como se confessares com sua boca será salvo[i], que crer será salvo[ii], e muitas outras, centenas, que também conheço, mas sei também que o conhecimento destas passagens não irá me salvar e não me fará ter a Graça de Deus em minha vida.
Alcançar a Graça de Deus não tem a haver com chavões bíblicos ou versículos que são repetidos a exaustão, ter a Graça de Deus é uma experiência pessoal que se dará no molde de cada um, personalizado, que poderá ser um momento de grande júbilo ou alegria, mas também poderá ser um parto difícil e doloroso. Como a Graça irá operar em nós dependerá exclusivamente de Deus, ele concederá como ele quiser e a quem ele quiser. Deus não vai olhar para sua aparência física, seus lindos olhos azuis ou negros, as linhas harmônicas do seu rosto ou a sua feiúra e defeitos físicos e se compadecer. Não vai olhar para a pessoa boa que você se esforça para ser, não. Deus vai olhar para a essência do seu ser, para o que costumamos chamar de coração, para a pessoa que usa este corpo feio ou bonito, saudável ou doente, Deus vai se agradar ou não do seu coração, da pessoa que você é.
Como coloquei, para uns será uma grande festa. Eles verão raios e trovões, lindas visões do céu com belíssima paisagem, um enlevo espiritual. Serão salvos pela Graça quando estiverem fazendo algo de muito bom ou até roubando, matando ou usando drogas. Outros encontrarão a Deus enquanto houve um lindo hino de louvor, sentirão a presença do Senhor e serão salvos pela Graça, mas enquanto é isso... muitos clamarão e gritarão a Deus para serem salvos, gemerão, se mutilarão, se agarrarão às promessas e mesmo assim não encontrarão a Graça de Deus. Deus vai dar a sua Graça quando ele achar que deverá ser dada, quando ver um coração que o ama, que o deseja, que o quer, que tem prazer nele, que confia nele, que deseja estar perto dele, que quer conhecê-lo pessoalmente, que entende que nada podem fazer e que nada mais resta que confiar em Deus e esperar nele. Estes para mim são dignos de pena, pois sofrerão muito até entenderem o que é a graça de Deus, mas estes também são os que têm a melhor compreensão do que é a Graça, pois sentiram o quão miserável são e quão nada não, o quão pobre e nu[iii] são e o como ele se transforma ao ter o encontro com a Graça de Deus.
Claro que perceberam, pela descrição detalhada, que eu faço parte do segundo grupo. Pela minha arrogância, presunção, orgulho e auto confiança, sofri e muito para receber a Graça de Deus em minha vida. Fui jogado no mais fundo poço, cheio de lama, lacraias e escorpiões até entender o que significava ser salvo, imerecidamente, por Deus. O quão miserável eu era e mesmo assim a misericórdia de Deus operou, pela Graça, em minha vida. Mesmo assim não tenho inveja dos que alcançaram a Graça mais facilmente, nem triste por sido massacrado tanto para poder receber a Graça e ver o quão mau eu era e o quão bom Deus foi comigo, ao ter misericórdia de mim. Passou a ter um valor especial.
[i] Rm 10.9
[ii] Jo 3.16
[iii] Ap 3.17

Um comentário:
Eliel
Gostei da nova linha filosofal.
Muito interessante e intrínseca... Realmente mostra o quanto a diversidade de nossa mente nunca superará a de Deus.
Nossa experiencia pessoal com Deus não pode ser medida nem comparada. è como a propaganda da Credicard: Não tem preço!
Através desse blog, você faz refletir nossa insignificancia...
Jason pregou sobre Jó ontem na Igreja e acho que a mensagem dele tem um pouco a ver com tudo isso. Ele disse que Deus não colocou Jó a prova. Ele já ela aprovado diante de Deus. Deus quis mostrar a nós algo importante: A Fé não estava nas coisas visiveis e passageiras, mas no ser, na vida dele.
Depois de toda tribulação, os conceitos que ele tinha de Deus não eram conceitos teóricos e sim um incrivel experiencia de vida.
Espero que você e todos que estão compartilhando desse raciocinio possam crer que a logica de Deus não é visivel aos olhos humanos mas vivida realmente...
Postar um comentário