06 abril 2016

Profissões: Gari

Essencial à nossa sociedade, mas são invisíveis, ignorados, não recebem o valor que deveriam, o cuidado que merecem e pior, ganham mal pelo que fazem. Não são cortejados como os médicos, não tem piso nacional, não tem força política, como os professores, mas são essenciais e merecem mais valor, são, como disse, invisíveis, ninguém os enxergam ou se importam com eles, mas, quando param, fazem greve, se revoltam… aí é outra coisa, aí percebemos sua importância, como são fundamentais na vida da cidade, diferente de outras categorias, que ficam meses em greve e nada, ninguém se importa.
Esse post tem a intenção de informar que sim, eles existem, eles estão entre nós, ao nosso redor, trabalhando e nos oferecendo um lugar melhor para vivermos. Colaborem com eles, façam sua parte, quando descartarem seus lixos tomem cuidado com vidros, objetos pontudos, latas ou algo cortante. Procure embrulhá-los em um jornal ou numa caixa, muito Garis se ferem quando vão fazer a coleta e esse cuidado não nos custa muito, chamo de consideração, o maior dos sentimentos para mim, reconhecimento, gratidão.
Isso não é apologia à baixa qualificação, apenas chamar a atenção para eles, por quem passamos quase toda hora, mas os ignoramos solenemente, não os percebemos. Se eu conseguir que um ou outro passem a cumprimentá-los, a elogiar seu trabalho, puxar um assunto, reconhecer sua existência, já me darei por satisfeito. Isso também se aplica aos funcionários que cuidam da limpeza das empresas, das casas, órgãos públicos, hospitais etc. Tenham consideração, digam as palavrinhas mágicas (bom dia, boa tarde, etc) e os farão felizes. Sabem porquê? Porque não estão acostumados a isso, mas sim a serem ignorados. Será uma grande surpresa.

Nenhum comentário: