06 abril 2016

Profissões: Contador


Contador é um pobre diabo, trabalha pra caramba, ganha pouco, mas em compensação tem muita responsabilidade e responde por quase tudo numa empresa. Ele é o cara para tratar de um pé inchado ao planejamento fiscal da empresa, passando por quebrar galhos e dúvidas diversas, nas mais diferentes áreas, como financeira, jurídica, societária etc. Claro, deve estar pensando, tá chorando miséria, verdade, todo contador tem essa característica, adora uma auto comiseração, adora uma história triste, mas no fundo, bem no fundo, ele deve ter razão. A segunda característica marcante do contador e ser chato, isso mesmo, chato, quanto mais chato, melhor, se não for chato tem alguma coisa errada. É ele que cobra o cumprimento das normas internas, tributárias, documentação, assinaturas, autorizações, etc, por isso é tão mal visto, mas fundamental para perpetuação da entidade.
A profissão é boa? Tenho uma métrica para essa definição: o pai insiste para que você a siga? Isso pode ser observado nos políticos, médicos, advogados, religiosos etc, mas contador? Desconheço algum que faça isso, a não ser o dono da empresa, por causa da herança que deixará, os demais incentivam os filhos a serem engenheiros, médicos, psicólogos ou qualquer outra profissão diferente da dele, querem limpar a raça.
De um modo geral contador tem origem humilde. Conheci apenas dois que moravam em Ipanema, um era filho do porteiro do prédio, que tinha uma apartamentinho nos fundos, mas o segundo era diferente, era filhA do porteiro do prédio, agora em São Gonçalo, Itaboraí, Baixada, Zona Oeste… vixe! Claro que muitos moram bem, mas é fruto do seu trabalho, lutaram e venceram nessa seara tão árdua, portando são merecedores, eu continuo em SG.
Mas voltando, para que não fiquem pensando que somos uns pobres miseráveis, nós gostamos de chorar miséria sim, é uma característica verdadeira, por isso esse post, afinal não nego, sou um dos tais, mas somos felizes, podem ficar tranquilos, gostamos do que fazemos, para qual estudamos quatro ou cinco anos até nos formarmos, normalmente à noite, e mais pelo menos cinco anos para podermos nos considerarmos bons nesta área, então tá de bom tamanho.
Também temos, como em todas as profissões, maus profissionais e também profissionais ingênuos, que se metem com quem não devem. Oferecem seus préstimos ao lado negro e pagam o preço, são sempre os primeiros a serem pego, exemplos: escândalo Garotinho: quem foi preso? o contador; escândalo Sarney: quem foi preso? o contador; escândalo Jáder Barbalho: quem foi preso? não responderei, somos os primeiros a irmos em cana e também podemos responder com nossos suados bens pelos crimes, muitas vezes praticados pelos outros, mas teremos um final feliz, seremos sepultados por papéis, descansaremos em paz sob ele.

Nenhum comentário: