06 abril 2016

Profissões: Jornalista

Fofoqueiros modernos, querem saber das coisas para falar para todo mundo. Se acham superiores como os professores profissionais e que podem falar o que quiser, como o jornal francês Charlie Hebdo, que tem prazer em afrontar crenças alheias, mas se discordar deles estará atrapalhando a liberdade de imprensa, de expressão, será um ataque à democracia e a civilização ocidental e oriental, são intocáveis. Como seres superiores que se acham, também pensam que são os donos da verdade e se possível a manipulada por eles, querem influenciar, não somente informar. Vendem a alma e alma da mãe para aparecerem e serem reconhecidos, terem um dos prêmios que eles criaram para divulgarem seus feitos e ainda existem os piores de todos, os demagogos, hipócritas, que se arvoram defensores dos “frascos e comprimidos “ e ficam cuspindo suas asneiras, atacando, culpando e responsabilizando a tudo e a todos pelas mazelas do mundo, que fazem questão de mostrar nos mínimos detalhes. Nisso são bons, tenho de concordar, são perfeitos Fariseus.
A informação é importante, tem de ser divulgada, mas não somente pelos jornalistas, aliás o que eles fazem é entretenimento, cronometrem quantos segundos uma notícia demora num telejornal, as importantes, mas muito importante na visão deles, demoram 20 segundos, se demorar mais que isso, fiquem ligados, tem algum outro interesse no meio, aliás, interesses no meio da informação é o que não falta, são milhares de exemplos, mas vão alguns: 1 - a imprensa brasileira sempre lembra que a energia elétrica subiu 52% em 2015, um absurdo, é verdade, mas pouco falam dos 500%, de uma só vez, na Argentina e ainda dizem que será positivo, que será bom para o país; 2 - o tempo todo ressaltam a violência no RJ e SP, 18 e 8 mortes violentas a cada 100.000 habitantes, muita coisa, mas quase não falam das cidades do Nordeste onde morrem em média 70 a cada 100.000; 3 - atualmente tem um bloco no JN só para falar da nossa péssima saúde. Será interesse genuíno por melhorias para que o nosso povo viva melhor? 4 - Porque atualmente dão tanta cobertura ao tríplex e ao sítio do chefe? Porque não falavam nada quando o governo era forte? E da turma do outro lado, nada?
Com razão estão me achando um azedo, mas lembro que ainda existem bons jornalista, que fazem um trabalho sério, que não manipulam dados ou informações, que procuram verdadeiramente informar e falar a verdade, mas são poucos.
A divulgação de informações é importante demais, não pode ser exclusividades de ninguém, de algum grupo, de governos basta ver exemplos históricos, como os países fechados e ditaduras diversas ou religiosas, lugares que controlam o que se pode saber. Conta-se que dois corredores, um Russo e um Americano, participaram de uma prova. O Russo perdeu, mas os jornais Russos publicaram: “numa importante corrida internacional o camarada Russo Boris ficou em segundo lugar, enquanto o americano não passou do penúltimo lugar”. Mentiram?
Todos temos direito de escrevem suas bobagens, inclusive eu.

Nenhum comentário: